Esse pássaro é um dos mais conhecidos e admirados do mundo dos desenhos. Ele sempre apronta e quase nunca acaba se dando mal. Uma das suas maiores características é o canto que mais parece uma risada. Entre seus amigos podemos lembrar do fiel amigo Pé de Pano, um cavalo que o ajuda a fugir das enroscadas que o Zeca Urubu sempre tenta colocá-lo. Outra parte legal do desenho são as brigas e disputas dele com o Leôncio, um elefante marinho alemão.
Simba
Personagem do filme Rei Leão, ele é um pequeno leãozinho que se vê sem o pai e por isso cresce e aprende as armadilhas da vida com os amigos Timão e Bumba. Depois de grande, ele consegue se vingar da morte do pai e se torna o rei da selva.
Coelho Branco
Uma das peças chave do popular filme Alice no País das Maravilhas. Por conta desse coelho apressado que Alice acaba caindo em um buraco e conhecendo o Mundo das Maravilhas. Ele sempre está correndo e Alice sempre o procurando.
Nemo
É um peixe que se perde do pai e acaba indo parar no aquário de um dentista, que por sua vez o dará de presente pra sua sobrinha terrível. No desenvolver da história, Nemo e seus amigos acabam passando por diversas aventuras para conseguir voltar para o mar e encontrar o seu pai.
Esquilinho Scrat
Inicialmente um personagem de segundo plano no filme A era do gelo, ele acaba conquistando seu espaço por conta da sua incansável procura por uma avelã. Ficou muito famoso, até mais do que os personagens principais do próprio filme. Por conta disso, acabou ganhando um curta só dele.
Mickey Mouse
Esse ratinho criado pelos estúdios da Disney é sem dúvida o maior ícone nos desenhos animados. Ele com sua turma passam por várias aventuras e problemas que com a união de todos sempre acaba dando tudo certo. Mickey possui um cão, o Pluto que é o seu melhor amigo e que sempre o ajuda a conquistar sua paixão, a Minnie, uma ratinha super charmosa que também é apaixonada por ele.
Se as festas de Natal e ano-novo são motivos de alegria para muitos, para cães e gatos essa época pode ser traumática. Fogos de artifício, grande número de visitas em casa e natalinos ameaçam o sossego e a saúde dos bichos de estimação.
Mas algumas dicas de como cuidar de seu animalzinho ajudam a prevenir problemas. Os donos precisam ser proativos e se programar com seus muito antes da noite de Natal. Com a rotina completamente modificada durante as festas, os animais podem ficar agressivos.
Um para acalma-los é a utilização de medicamentos específicos para eles. Há ansiolíticos, fitoterápicos e diversos remédios que veterinários podem recomendar, dependendo do animal. Mas saiba que não adianta ir ao veterinário na véspera de Natal à procura de um milagre.
Há medicamentos que não funcionam de um dia para o outro, pois requerem um tratamento antecipado. O veterinário precisa de para detectar o medo do animal.
Casa cheia
Para que o animal se acostume com a presença de estranhos, é preciso de tempo e paciência. Se eles não estiveram habituados com a presença de outras pessoas, não será de repente que tudo ficará bem. As pessoas deveriam socializar os animais desde filhotes.
Se o animal não estiver acostumado com outras pessoas que podem visitar a casa, o melhor é que ele seja colocado em algum local mais tranquilo, aonde vai se sentir bem. Outra recomendação é que o animal não seja preso por coleira, pois ele pode se assustar com os barulhos e acabar se machucando.
Fogos de artifícios
O principal barulho que costuma tirar a calma de cães e gatos são os de fogos de artifício. É possível comprar CDs com sons de fogos de artifício para acostumar os animais desde cedo com esse barulho. O ideal seria colocar para tocar baixinho e aumentar gradativamente esses CDs durante momentos prazerosos dos animais, como a hora da comida.
Assim, eles não irão associar os fogos com algo negativo. No dia de Natal, também é recomendado colocar os sons para tocar desde cedo para acostumar os animais.
Ceia especial
O jantar de Natal é uma perdição, mas nada de dar um pedacinho de pernil ou o restinho de tender para os cães e gatos, pois essas comidas podem ser extremamente perigosas para eles. A flora intestinal dos animais não está acostumada com ingredientes mais pesados e isso pode provocar diarreia e até problemas mais sérios.
É possível, no entanto, montar uma ceia especial para os animais, com snacks próprios para bichos e até mesmo alimentos sem condimentos, como peito de peru e fígado fervidos. Mas atenção: esses alimentos diferentes devem representar apenas 10% da quantidade de comida que eles ingerem diariamente.
Hotelzinho
Caso os donos optem por colocar os pets em hoteizinhos nas festas de fim de ano e durante uma viagem, a atenção deve ser redobrada. O mais importante é que o dono conheça exatamente o hotel. Ele vai ficar enjaulado? Vai ter contato com outros animais? Vai haver recreação?
Para evitar que o bichinho fique muito estressado na hora da separação de seu dono, leve um fim de semana antes o animal para o hotel e passe uma tarde com ele. Experimente também deixá-lo uma noite qualquer no local. Assim, ele já estará adaptado no período das festas de fim de ano.
Quem não gosta de um animal de estimação? Um mascote amigo que lhe faça companhia em todos os momentos… São poucas pessoas que tem aversão a essa idéia. Em geral, nós nos apegamos a esses animais como nossos melhores amigos. Mas, para se ter um animal bonito e saudável devemos ter alguns cuidados especiais para cada espécie.
Para se ter um bicho de estimação é preciso muita responsabilidade do dono, na medida em que muitas são as tarefas para cuidar de seu animalzinho, que é alimentar, limpar, tratar com um veterinário quando preciso, dar banho e manter o seu ambiente sempre limpo e organizado, pois os animais são seres vivos que necessitam da mínima condição de sobrevivência que os seres humanos necessitam. Além destes detalhes, um animal de estimação precisa receber carinho, atenção e de espaço para as suas atividades e necessidades, além de cuidar de sua beleza também.
Todos estes cuidados com os animais domésticos são de extrema importância, pois assim como nós seres humanos, eles são passiveis de emoções e sentimentos. Tanto é verdade, que um dos mais comuns animais de estimação, o cachorro, é denominado como o melhor amigo do homem, pois, além de ter sentimentos e necessitar de carinho e atenção, o cão sabe quando o seu dono necessita de uma companhia, e assim como as pessoas amigas, eles estão prontos para nos dar carinho e atenção.
Quando se cogita a hipótese de adquirir um animal, devemos levar em consideração todas as informações sobre ele, como por exemplo, se ele for um cachorro grande, então necessitará de grandes espaços, se possuir muito pêlos, então deverá ser escovado com maior freqüência, e por aí segue a lista de cuidado de beleza e de saúde para com os animais de estimação.
Cachorros
Cão ou cachorro (Canis lupus familiaris) é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Há uma grande variedade de (mais de 400) raças caninas, que actualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias.
O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfacto e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é actualmente omnívoro, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao ser humano, com boa capacidade de aprendizagem. Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do humano e a do cão.
Gatos
O gato doméstico(Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou simplesmente gato, é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação.
A primeira associação com os humanos da qual se tem notícia ocorreu há cerca de 9.500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga. A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras do atual Egito.
Existem cerca de 250 subespécies ou raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida. Na cultura humana, da mitologia às superstições, passando por personagens de desenhos animados, tiras de jornais, filmes e contos de fadas. Entre suas mais conhecidas representações, estão o gato Tom, Gato Félix, Gato de Botas e .
Pássaros
Os Pássaros são bastante numerosos e diversificados, com cerca de 5 400 espécies, o que representa mais metade do total das espécies de aves. Geralmente, os pássaros são aves de pequenas dimensões, canoras, com alimentação baseada em sementes, frutos e pequenos invertebrados.
Algumas características:
Pata com quatro dedos ao mesmo nível uns dos outros, três virados para a frente e um para trás;
Ausência de membranas interdigitais;
Penas: nove a dez remiges primárias, doze rectrizes;
Crias nascem indefesas e requerem cuidados parentais durante pelo menos algumas semanas.
Hamsters
Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.
É também o nome vulgar de um roedor nativo da Síria (Mesocricetus auratus), encontrado no mundo todo como animal de estimação ou como cobaia.
Possuindo grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam estar sempre roendo para evitar que cresçam demais.
O tempo de vida médio dos hamsters é de dois anos, contudo alguns podem viver até três ou quatro anos, dependendo da espécie.
Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso
As principais espécies que são criadas como animais domésticos são o Anão Russo e o Sírio. A primeira espécie apresenta o corpo peludo que traz alergia, e a pelagem de listras pretas e brancas. O Sírio tem corpo alongado e a pelagem de cores variadas, branco, preto ou amarelo (marrom ).
Chinchilas
Chinchila é o nome genérico dos mamíferos roedores da família Chinchillidae, nativa dos Andes da América do Sul. A pelagem da chinchila é cerca de 30 vezes mais suave que o cabelo humano e muito densa, com 20,000 pêlos por centímetro quadrado. Esta densidade capilar impede, por exemplo, que estes animais sejam infestados por pulgas que não conseguem sobreviver na sua pelagem. Por isto, o seu pêlo não pode ser molhado. Elas próprias tomam banho, de areia.
Sâo animais muito activos e precisam de fazer exercício regularmente. Como também gostam de explorar, observar e ouvir sons, deve ser solta, em casa ou num sítio fechado.
Também são muito sociáveis e por isso não devem ter uma vida solitária.
As chinchilas foram descobertas no século XVI e desde logo caçadas por causa da pele. No início do século XX eram já bastante raras e em 1923 o biólogo Mathias Chapman trouxe os últimos 11 exemplares para os EUA. A descendência destes casais salvou a chinchila da extinção e desde os anos 60 que é um animal de estimação relativamente popular.
Peixes
Os peixes ornamentais devem ser encarados no mesmo nível de cães e gatos domésticos. Os peixes domésticos se adaptam facilmente ao barulho da residência, porém o som dentro da água tem uma propagação um pouco diferente dos nossos ouvidos.
Furões
O furão é um mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos. Existem diversas espécies de mustelídeos, sendo a mais conhecida o furão-doméstico (Mustela putorius furo), utilizado como animal de estimação em vários países do mundo. O termo é geralmente utilizado como referência ao furão-doméstico, descendente da "doninha-europeia" ou da "doninha-das-estepes", mas também a duas espécies de mustelídeos americanos que ocorrem do México à , conhecidas como furão-grande (Galictis vittata) e furão-pequeno (Galictis cuja).
Ao contrário do que algumas crenças populares indicam, os furões não são roedores e pertencem à família das doninhas, na qual se incluem os texugos e as lontras.
Dotados de energia, curiosidade e potencial para o caos durante toda a vida, vigiam constantemente o ambiente que os rodeia, sendo tão chegados às pessoas quanto os gatos (desde que, a exemplo destes, o dono saiba criar e cativar os bichinhos), entregando-se activamente às brincadeiras com seus donos.
Nos Estados Unidos é considerado o terceiro animal de estimação, posicionado depois do cachorro (primeiro) e do gato (segundo).
Actualmente, o furão é considerado por alguns como um animal perigoso para as crianças, mas a proporcionalidade de problemas relatados é menor do que as ocorrências problemáticas com cães ou gatos.
A expectativa de vida pode ser muito variável, mas é habitual centrar a esperança média de vida entre os três e os seis anos, embora em raros casos possam chegar até aos treze anos.
Coelhos
Caracterizam-se pela cauda curta e as orelhas e patas compridas. A maior parte de suas espécies costuma abrir galerias subterrâneas, onde diversas gerações se sucedem nos ninhos. Seu corpo também é sempre menor que o das lebres. Lojas de animais tem coelhos domesticados, prontos para serem criados como animais de estimação.
A pelagem do coelho domesticado pode ser preta, castanha, cinza, branca. ou apresentar combinações dessas cores. O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta "universalidade" dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.
Outros animais domésticos
Ainda existem outras espécies de animais que podem ser criados em casa, mas não foram citados acima. Veja:
Como escolher um gato Escolher o gato certo pode ser uma decisão difícil. Os gatos podem viver até 20 anos, e uma simples adoção pode representar um grande compromisso. Nesta seção, mostraremos como encontrar o gato perfeito. Analisaremos os prós e os contras entre um gato adulto e um filhote. Além disso, mostraremos qual é o melhor lugar para se encontrar um novo gato: um abrigo, um amigo ou um gato de rua. Também ajudaremos a encontrar o gato certo para o seu estilo de vida, para que você possa ter o gato com o perfil desejado.
A escolha entre um gato preso e um gato solto Outra decisão difícil de se tomar quando se resolve ter um gato é escolher entre um gato que fica sempre dentro de casa, isto é, um gato preso, e um gato que vai à rua, ou seja, um gato solto. Nesta seção, falaremos primeiro se os gatos precisam ou não ir à rua. Há alguma vantagem em deixar o seu gato passear pela vizinhança? Claro, há muito mais perigos na rua do que dentro de casa. Além disso, se você tomar a decisão de deixar o gato ir à rua, mostraremos a maneira mais segura de introduzi-lo à vastidão do mundo.
Dicas para alimentação de gatos A alimentação é, obviamente, uma questão importante para quem tem animais de estimação. Afinal de contas, é uma das poucas tarefas que você terá que fazer todos os dias. O simples fato de lembrar-se de colocar comida na vasilha de seu gato é apenas o começo. Além disso, você tem de decidir que tipo de alimento dará a ele. Falaremos sobre como impedir que o seu gato coma as plantas domésticas e se você deve ou não dar a ele "comida de gente". Finalmente, também falaremos sobre a quantidade de água que você deve dar ao seu gato.
Comida industrializada para gatos x comida caseira Nesta seção, faremos uma comparação dos benefícios entre comida industrializada e comida caseira para os gatos. Comida caseira para gatos tem a vantagem de lhe dar a paz de espírito de saber exatamente o que o seu gato vai comer. Contudo, na maioria dos casos, você provavelmente pode confiar nas fórmulas médicas e científicas dos grandes fabricantes de alimentos para gatos. Apresentaremos uma análise dos diversos tipos de alimentos industrializados para gatos, como por exemplo, ração ou alimentos "úmidos". Trataremos dos prós e dos contras de cada tipo e qual a melhor opção.
Dicas para cuidar da aparência dos gatos Os gatos são considerados animais muito limpos e, de modo geral, isso é verdade. Contudo, isso não significa que eles não precisam de cuidados higiênicos regulares. Nesta seção, abordaremos os cuidados adequados com a higiene e a aparência de seu gato. Primeiro, falaremos sobre os benefícios entre cuidar de um gato de pêlo curto e um de pêlo longo. Em seguida, examinaremos se você deve ou não procurar os serviços de um profissional. Por fim, mostraremos como cuidar da aparência e da higiene do gato em casa, como prepará-lo e quando você deve parar.
Dicas para dar banho em gatos Em geral, os gatos não precisam de banho. Exceto os cuidados ocasionais com a higiene e a aparência, a maioria dos gatos é capaz de se limpar sozinho. Há alguns motivos para você ter que dar um banho em seu gato. Por exemplo, se ele tiver pulgas ou for pulverizado com algo desagradável. Nesta seção, mostraremos o modo adequado de dar banho no seu gato. Apresentaremos todas as etapas, desde o preparo de todos os equipamentos que você necessita para secar o pêlo do gato e deixá-lo macio.
Como deixar sua casa segura para os gatos A sua casa pode ser um verdadeiro treino de obstáculos para o seu gato. Embora o seu gato talvez consiga viver alegremente em sua casa durante anos sem sofrer nenhum acidente, isso não significa que não há perigos à espreita em cada canto. Nesta seção, mostraremos todos os riscos potenciais que se disfarçam como objetos domésticos comuns. Além disso, mostraremos como você pode tornar a sua casa segura para o gato e o que fazer se ele ingerir algo venenoso.
Brinquedos de gatos A maioria dos donos de gatos adora observar seu animal brincar com os diversos brinquedos que compra para ele. Contudo, alguns desses brinquedos podem ser perigosos. Novelos de lã ou linha, por exemplo, um item famoso entre os brinquedos para gatos há anos, podem causar lesões gravíssimas. Nesta seção, mostraremos quais são os brinquedos seguros para o seu gatinho e quais podem representar perigo.
Consultas ao veterinário e vacinas Talvez a medida mais importante que se pode tomar para cuidar de gatos é encontrar um veterinário competente e confiável. Nesta seção, apresentaremos um processo passo-a-passo para encontrar o veterinário perfeito para você e para o seu gato. Informaremos sobre as várias organizações que podem recomendar veterinários. Além disso, ensinaremos o que você deve fazer antes da primeira visita ao veterinário. Por fim, abordaremos as vacinas para os felinos e se elas são necessárias para o seu gato.
Esses animais elegantes foram exportados primeiro da Tailândia (antigamente conhecida como Siam), no final de 1800. Um gato siamês foi dado de presente para um embaixador na Inglaterra, logo ganhando popularidade no país, e depois na América, no início do século 20. É considerada uma raça antiga e a mais popular de todas as raças com pedigree. O gato siamês é inteligente, brincalhão, curioso e carinhoso. Desde a introdução da raça, surgiram muitas variedades de cores e formatos do corpo.
INFORMAÇÕES GERAIS
Raça
Siamês
Origem
Tailândia
Expectativa de vida
13-20 anos
Peso
5-7,5 kg (machos), 4-6 kg (fêmeas)
Corpo
Elegante e longilíneo
Cores
Marrom escuro, chocolate, azul e lilás - nas extremidades.
Comprimento dos pêlos
Muito curtos e aderentes ao corpo, como se fossem uma "pintura”.
Características
Ativo e sociável
Cuidados físicos
Poucos, desde que sejam acariciados com frequência.