Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pet:doenças de verão

 A pele de cachorros e gatos merece atenção especial no verão. O clima quente facilita a proliferação de micoses, pulgas e carrapatos que transmitem doenças aos animais, até mesmo aos que moram em apartamentos.

Os carrapatos transmitem a hemoparasitose, que causa anemia e a falta de alimentação do animal, enquanto as pulgas transmitem vermes, que aparecem como se fossem pequenas sementes nas fezes do bicho. Os pernilongos também são grandes vilões para os caninos. As picadas deste tipo de inseto podem causar alergia.

Os animais que possuem o hábito de se lamber o tempo todo deixa os gatos com menos riscos de ter pulgas ou carrapatos na pele. Entre os felinos são mais comuns as dermatofitoses, micoses que são adquiridas pelos gatos por meio de toalhas, cobertores e escovas.

Estas doenças podem ser evitadas com boa alimentação e secando bem o animal após o banho, sem deixá-lo úmido, e lembre-se, para evitar estes tipos de problemas e aborrecimentos, utilize um bom anti-pulgas a cada 30 dias, durante toda a vida do animal.

Problemas do Calor

O calor não causa pressão baixa apenas nos humanos, mas também em animais. Se o animal estiver abatido ou procurando constantemente por um lugar frio, é possível que ele esteja passando por este tipo de problema, que é mais comum entre os cachorros de menor porte, como os das raças lhasa apso, shitzu e yorkshire.

Outro problema constante nos dias quentes são as dores de ouvido, em que muitos donos aproveitam para dar banho em seus cães ou levá-los para um banho de mar. Para evitar mais este inconveniente, tampe as orelhas do animal com bastante algodão.

Para evitar este tipo de problema, o dono pode diminuir o tamanho do pelo no verão e deixar crescer para o inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário